sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mobilidade Urbana - PE 15 - Corredor Norte/Sul



Olá Pessoal!

Ontem 10/05/2012, fui à uma Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana na cidade do Paulista.
Esta Audiência Pública tinha como objetivo, expôr o que está acontecendo na PE-15, ou seja, o que estão fazendo na pista exclusiva de Ônibus que está quase toda interditada. Linkei todo o assunto que foi debatido e percebi a grandiosidade das obras e os impactos diretos sobre os alunos da FACIG e os cidadãos de Igarassu. Irei detalhar a reunião adiante.



Esta audiência foi presidida pelo Vereador Silvio Moura de Paulista e contou com a Presença dos Representantes do consórcio de transportes Grande Recife, Dr. André Melibeu e Dr. Alfredo Bandeira, Com o Secretário Executivo de Mobilidade do Estado, Dr. Flávio Nobrega, também contou com a presença do Dr. Sérgio Pinho Alves, secretário de transporte do Município, com mais alguns Vereadores da cidade do Paulista, Chefes de associações de Bairros, representantes de rádio-blogs, e instituições interessadas e impactadas com o assunto.


O Corredor Norte/Sul dará início em Igarassu e se estenderá até a Joana Bezerra, passando também pelo Centro do Recife.
O Grande Recife, estudou vários modais para ser aplicado na faixa que era exclusiva aos Ônibus: VLT, Metrô, Monotrilho, BRT (TRO - Trânsito Rápido de Ônibus) e etc.
Tiveram como consideração o custo que teriam ao implantar as modais citadas, já que o transporte é público e quem paga por qualquer modificação são os usuários, pensaram numa forma de criar um meio mais rápido com um valor viável, que não impactasse nos preços da passagem atual e que levasse mobilidade e facilidade no transporte aos seus usuários.
Escolheram por fim o BRT, modal esta, que era utilizada em Curitiba-PR, no momento Curitiba está passando por uma reestruturação para trocar o BRT por Metrô, troca esta que deverá ocorrer futuramente com o nosso não-ainda-implementado BRT, mas isso é para o futuroooooo.

Como funcionará este tal BRT?
O BRT, ou em português TRO, funcionará da seguinte maneira:
Existirão Terminais integrados com no máximo 450m de distância um do outro (O máximo permitido por lei, de um terminal ao outro são 450m de distância), todos climatizados e com um cobrador fixo, esxistirão painéis dentro do terminal, mostrando a localização e timing dos próximos ônibus. Desta forma, o usuário poderá ir à qualquer local do Corredor Norte/Sul com apenas 1 passagem, com comodidade, pois todos os ônibus também serão climatizados e também com rapidez.

Como isso afetará a população local?
Só, somente e apenas existirão retornos de 2 em 2 km para os usuários de veículos. Os ônibus que hoje estão trafegando na pista mista, continuarão trafegando na pista mista, porém por um curto período de tempo, pois eles funcionarão para levar o usuário dos bairros aos terminais, desta forma trazendo mais fluidez para o trânsito caótico atual, mas tendo que infelizmente ainda pagar 2 passagens. Há um projeto de criar em Abreu e Lima, nas proximidades do Hospital Miguel Arraes, um terminal integrado, mas apenas falaram deste e não falaram de nenhum outro, os representantes da Grande Recife também falaram sobre a criação de passarelas, não esquecendo dos pedestres.

Quando estará 100% concluído?
Segundo os representantes da Grande Recife, conforme acordado na licitação, todas as obras deverão estar concluidas, entregues e operantes até 2014, o ano da Copa. As obras do centro do Recife deverão ser mais aceleradas por causa da inclusão da Copa da Confederação em nosso estado e deverão estar entregues até lá.

Os representantes também falaram do Caos que são os terminais de hoje em dia e das medidas que tomaram/tomarão para melhoria do transporte público, tais como o Pelópidas Silveira e o da Macaxeira.
Houve um concurso para gerar cargos de Gestores de Terminais, gestores estes que terão carta branca para fazer como desejar sobre a gestão do terminal que lhe for designado. 
Como assim? 
Eles poderão designar Ônibus de linhas que estão com pouca demanda para linhas com uma demanda maior, assim desafogando o terminal e melhorando o bem estar do usuário. Hoje em dia, há chefes de terminal e não podem fazer nenhuma alteração sem ter toda uma burocracia no meio, com um gestor autorizado e capaz todo o sistema muda, tomara que seja para melhor.
O terminal da Macaxeira será praticamente demolido, farão outro mais moderno no mesmo local.

Todas as ciclovias (aonde existem) serão re-pavimentadas.

Levando em consideração que a maioria dos carros roda com apenas uma pessoa, o condutor, tendo um transporte público com qualidade, teríamos mais fluidez no trânsito, pois mais pessoas utilizariam os transportes públicos.



A audiência foi bastante rica em informações e construiu um conhecimento incrível sobre o que está por vir.

A vida de estudante, que espera bastante nas filas dos ônibus, que anda no aperto, que leva a mochila carregada e ninguém ajuda está para acabar, estamos a um passo da modernidade, tomara que tudo dê certo e seja benéfico à todos.

Deixo-me disponível para quaisquer dúvidas que venham à ocorrer sobre o texto, é só clicar no meu nome no final do texto e deixar uma mensagem, prometo responder o mais rápido possível.

Bons estudos à todos!

Alberto Seabra de Albuquerque.

Um comentário: